domingo, 26 de dezembro de 2010

Só se ver na Bahia...

O estado do axé, de grandes compositores, músicos e cantores. Bahia de todas raças, cores e de vários amores. Aqui sempre cabe mais um e é na mais cobiçada estação que esta hospitalidade ganha destaque. Os artistas fervem a cidade com os seus ensaios, festa de segunda a domingo, pagode, axé... todo mundo acelerado, como diria Ivete Sangalo. Este post é uma homenagem a Bahia que me recebeu tão bem e que me faz sentir parte dela, sou baiana de coração e onde vou, levanto a bandeira deste estado cheio de magia e alegria, de belezas naturais, das mais belas tranças e black powers.

Dou destaque ao cacique dessa tribo, dono de canções maravilhosas e pai de uma das maiores paixões de baianos, brasileiros e turistas, a Timbalada. Carlito Marrón, um artista de vários tons e sons. Seus últimos cds, Diminuto e Adobró, receberam as melhores críticas. Quem ainda não escutou, corra e adquira, de samba à música eletrônica misturada com a excelente percussão, dando espaço também ao funk... um gênio da música. Em janeiro, Sarau do Brown no ar, você não vai ficar de fora, vai?

Jauperi ou simplesmente, Jau... dono de uma voz e de canções espetaculares. Seus ensaios são coisa de louco, sempre lotados, uma mistura de raças, classes e isso só se ver na Bahia. Seu novo show, Senzala, acontece todo domingo no Othon onde o público pode conferir as novas e velhas canções deste mestre de alma iluminada e de uma simplicidade sem tamanho. Amar É Bom e Cidade dos Poetas são as minhas canções preferidas.

Alexandre Peixe e sua Fish Band estão sempre nas melhores festas do país. Anfitrião de um dos ensaios mais badalados do verão, dono de composições gravadas do axé ao sertanejo. Aproveito para vender o 'peixe', rs... carnaval, Salvador... 3 dias na Barra/Ondina, quinta e sábado no Bloco Harém e sexta no Bloco Cerveja&Cia. Umas das atrações mais esperadas no Réveillon de BH; muito sucesso a essa banda que merece ganhar todo o Brasil. Felicidade, simplicidade, este é o resumo do que é a Fish Band.

Domingo movimentado e concorrido na cidade da alegria, 3 feras, cada um em seu segmento. E o resto da semana? Festa. As quintas bombadas do Psirico; em janeiro Harmonia do Samba no comando da melhor segunda-feira; e o dono do 'tchubirabirom', Léo Santana rebolando com sua banda Parangolé nas quartas. Os melhores representantes do pagode da Bahia, não desmerecendo aos outros.

Tem sempre espaço pra mais um, seja sertanejo, samba ou forró. Jorge e Mateus, João Bosco e Vinicius, Michel Teló, invadirão o circuito Dodô representando o segmento mais crescente dos últimos tempos. O sertanejo universitário está na moda e arrematando o coração de vários seguidores. O que vai ter de gente perdendo o chão... a razão; chorando... ligando... implorando; fugindo... No samba, o Exalta volta ao carnaval de Salvador, sem contar com o Dudu Nobre, Arlindo Cruz e vários outros. E o Aviões do Forró representando muito bem o seu gênero musical.

Esta mistura de ritmos, sons, realmente só se ver na Bahia. Verão de pura festa, alegria... não tem como ficar parado. Juntem a galera e prestigiem o que há de melhor na terra dos atabaques, seja pra curtir um tantinho; um amor do tamanho do céu e do mar; ou fazer coisas que Deus duvida. Março é o mês do carnaval, daqui até lá... muita festa ainda vai rolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário