domingo, 8 de agosto de 2010

Ideologia

Resolvi postar aqui o texto que acabei de fazer para meu primo apresentar no colégio, espero que gostem.

‘Ideologia’ de Cazuza e Frejat por Paula Magalhães

“Ideologia” é uma canção de protesto. Expressa abertamente sem medo, e de forma explícita as condições da sociedade em que vivemos. A palavra ‘ideologia’ aparentemente é pequena, mas o seu contexto é abrangente e complexo, sendo até hoje um assunto que precisa ser debatido.

A música retrata uma pessoa que não exerce a sua cidadania de forma satisfatória, vendendo seu voto e desse modo mostrando-se egocêntrico quanto aos interesses comuns de todo cidadão.

O verso “Meu partido é um coração partido” retrata o governo corrupto não só daquela época, mas que continua na história do nosso país. Governantes que só pensam em si próprio e no poder, e cidadãos que fecham seus olhos diante da verdade, abaixam suas cabeças sem nada a fazer. Votos perdidos, crenças sem fé, assim costuma ser quando falamos de política.

‘O meu tesão agora é risco de vida, meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll...’

Este trecho da música retrata jovens aventureiros, curtidores do mundo, das drogas e da sexualidade. O estilo de vida ‘rock’ era inconsequente, tudo parecia simples e natural. Inatingíveis, viviam em um mundo ‘cor de rosa’ ou seria ‘black world’?! Ilusões... mas, cedo ou tarde caiam por si, quando não ‘atrás das grades’ ou dentro de um caixão. Jovens sem ideologia, continua assim até hoje.

A música nos traz a reflexão de nossos atos e nos deixa com a pulga atrás da orelha. O que podemos fazer para melhorar? Procurar o analista que nos falta(permito-me o trocadilho com a música) ou adotar uma postura de gente grande, arcando com as consequências de uma escolha sem consciência? Nós, jovens, futuro... precisamos acordar e enxergar a vida fora de um ‘reality show’ e passar a ter uma IDEOLOGIA, o que queremos para nossa vida? O que deixaremos para os nossos filhos? Por que não lutar por nossos direitos?

Vamos encontrar as ‘ilusões perdidas’, recuperar nossos ‘sonhos vendidos’, restaurar os nossos partidos sem deixar nossos ‘corações partidos’. Sejamos garotos e garotas a fim de mudar o mundo sem overdose. Vamos vencer nossos inimigos com o poder da verdade, sem sermos fakes ‘ideológicos’. ‘IDEOLOGIA, eu quero uma pra viver...’

Heróis de carne e osso, política sem vendas, um dia conseguiremos? Cabe a cada um refletir, olhar para dentro de si e saber o que quer para o seu país. Idealize, acredite, seja crítico, seja crente, seja um cidadão decente. Saibamos viver em sociedade, pensar em comunhão e lembrar que somos uma multidão. Faça a diferença, acredite... ‘desça do muro’.


http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo&feature=player_embedded#at=124

Até a próxima, see you!

Um comentário: