quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eu vou tentar sempre...

Faz tempo que não posto nada. Andei esquecendo o blog e não tenho a desculpa de que estava na correria, falta que me faz a correria. Detesto o ócio e me encontro assim.  Estágios pela manhã e nada pra fazer da vida à tarde, quando não... médicos e mais médicos. Quando não ocupamos o nosso tempo a tendência é aparecer um monte de doença. Mas, não entrarei em detalhes. O motivo do post de hoje é muito mais importante e ao fim vocês concluirão que reclamamos tanto da vida enquanto tem situações bem piores que a nossa, isso na nossa visão, mas que vivem a vida bem melhor que nós.

Algo me chamou atenção hoje. Bom ter a internet a favor da gente e poder espalhar causas positivas. Mas, do que adianta fazer isto apenas 1 dia de nossas vidas ou 1 vez por ano? Semana da Educação Especial... bom slogan! Não é só através de palavras que se faz a conscientização à respeito desta causa. É preciso mais do que isso, AÇÃO!

Vou contar para vocês a minha experiência, alguns viram o meu desespero nos tweets (falo de quem me segue no Twitter), outros que ouviram os meus desabafos, alguns presenciaram o meu sufoco e até mesmo me viram engolir o choro e outros, a maioria, que saberão agora o que é CRESCER como pessoa e profissional ao ter ao seu lado crianças e jovens especiais.
Estágios supervisionados da faculdade, área... Pediatria, local... orfanato Lar Vida (alguns devem já ter ouvido falar da instituição, quem puder... visite!). Os dias naquele local um tanto precário, mas que acolhe centenas de crianças e jovens com diversas patologias e uma história cinza, não foram nada fáceis. Tive que encarar uma realidade que não era a minha e que nunca tinha dado a atenção merecida. É do ser humano... não é comigo, então não tenho porque me envolver. Mas, é com a gente sim, faz parte da sociedade e é a parcela esquecida por muitos e lembrada por poucos. Ajudar não é só doar dinheiro, alimento, o que seja, mas também atenção, carinho, amor e todos outros sentimentos, mas nunca o de pena. Cada ganho era como um bilhete premiado da mega cena para eles, e pra mim a sensação de vitória por mínima que fosse. Em troca, sorrisos, abraços, sialorréias, fraldas de urina, fezes... evolui como pessoa e adotei alguns filhos. Voltar ao lugar que no primeiro dia me doeu na alma, me traz uma alegria tamanha e a certeza de que fiz parte da vida deles, assim como fazem da minha. Bom ouvir os vários chamados, tia, tia... a cada visita. Uma experiência para toda a vida e que me emociono ao lembrar cada dia, cada lágrima presa na garganta, cada vitória, e que os próximos evoluirão o meu trabalho e dos meus colegas. E confesso a vocês, sinto uma falta danada. O problema deles, passa a ser o nosso a partir do momento que entramos ali e passamos a conviver com aquelas crianças.

E volto ao que me fez redigir este texto, não existe a SEMANA, ela não é só 1x ao ano, mas o ano inteiro. Fico feliz em ver que muitas pessoas estão gastando o seu tempo, copiando e colando sobre tal tema, mas não é só isso. É preciso deixar sair do coração não só palavras, mas atitude. É preciso olhar cada criança, jovem ou adulto especial com olhar de felicidade, de vitorioso por estar ali vivo. Pensem nisso!

Deixo para vocês um trecho de uma canção que toca muito e que tem muito a ver com a luta destas pessoas.
'eu vou tentar sempre e acreditar que sou capaz, de levantar outra vez mais, eu vou seguir sempre, saber que ao menos eu tentei e vou tentar mais uma vez...' 

Usem o trecho para vida!

4 comentários:

  1. perfeitas palavras amiga!!! n tem como não tocar em nossos corações!!! mas melhor q ler essas belas palavras e saber que vc faz essa diferença!!!! te amo e continue esse caminho maravilhoso que vc tem trilhado!!! beijosss cuticulaaa

    ResponderExcluir
  2. A evolução do 'ser' como pessoa, me refiro a nós 'os estagiários' é excepcional. Nunca poderia imaginar que aquele lugar pudesse me afetar tanto. No começo negativamente, mas no fim tão positivo que não tenho palavras para descrever. Até acho isso impossível, só quem vive lá poderá saber. Muitas pessoas (incluindo a minha pessoa),tem um olhar de pena para pessoas com deficiências neurológicas, eu entendo que não é por mal, apenas por falta de convivência.. Quando você consegue enxergar dentro daquela pessoainha um espírito, uma alma, um ser que consegue se comunicar com você apesar de suas 'imperfeições' (quem somos nós para julgarmos o que é perfeito)ai sim chega o ponto em que você evoluiu o seu ser, e que você já não consegue ter um olhar de pena e sim de fraternidade, de amor, de carinho.. Essa é a grande evolução. Para quem é mais sensível a 'energias', com certeza sente a energia de cada ser desses, por que eles sim, são seres sem maldades e de alma pura. Quem quiser uma experiência dessas, vale muito a pena, o começo é bem difícil, mas no final é uma glória sem tamanho. BeijOs Paulinha! Acho que falei demais =x

    By.: Peu Vieira!

    ResponderExcluir
  3. Adorei Paulinha!
    Muito bom mesmo, são palavras como essas suas que fazem agente pensar nas nossas vidas, dá valor e agradecer a Deus por tudo!O futuro é feito a cada dia, superando os desafios e conquistando nossos sonhos e realizações.
    Um grande beijo e conta sempre comigo.
    Bob

    ResponderExcluir