segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sertanejo na parada

Alguém ai não gosta de sertanejo? Se me fizessem essa pergunta em 2008, eu reponderia, SIM. Mas, as pessoas evoluem, assim como a música. Apareceram várias vertentes e novos artistas. O sertanejo hoje é bem mais comercial que na época de Zezé de Camargo & Luciano, Chitãozinho e Xororó, entre outros. Permitam-me, nunca gostei dessa vertente. Na verdade, nunca achei sertanejo. Sertanejo pra mim é Sérgio Reis, Almir Sater... tem que ter a velha viola e o acordeon. Por falar no Almir Sater, tenho um cd dele instrumental que é maravilhoso.

Gosto da evolução do sertanejo, gosto dos novos artistas. Guilherme e Santiago, Jorge e Mateus, César Menotti & Fabiano... entre vários outros. Assim como acho super interessante o formato do Michel Teló, me cativou.

Pensar em sertanejo antes era lembrar do centro-oeste, sul. Hoje se encontra em todo país, no sudeste... nem se fala. JUN/2008 o que mais tocava em Sampa? Victor e Leo. Voltei pra Salvador, embreagada de tanto sertanejo. Mas, não tinha pra onde correr, a nova novela da Globo que começaria tinha os mineiros em sua trilha.

E na Bahia? Aqui sempre cabe mais um... não seria diferente com a música. Terra dos atabaques, da axé music, do Caetano, Gil, Daniela, Margareth, Ivete...  Detentora da maior festa de rua, o trio elétrico é palco de vários gêneros musicais, do axé ao sertanejo.

Uma das filhas da terra é a banda Seu Maxixe, acompanhei o crescimento. No vocal, Berg... um exemplo de que nos menores frascos estão os melhores perfumes. O público da banda sofre a cada interpretação, toca a alma, e se afoga no whisky, rs. A banda possui bordões um tanto indutivos... 'whisky para o povo garçom', é um deles. Se fosse representante de alguma whiskeria ou até mesmo dona, patrocinaria a banda, o consumo da bebida nos shows deve bater recorde.

Outra banda que vem ganhando espaço, principalmente com o público jovem, é a Seistanejos. Na sua linha de frente, 5 componentes e no slogan, 'o sexto é você', bom convite ao público. Componentes jovens e repertório super atual. Em processo de crescimento e com uma produção de peso, estão rodando a Bahia e tocando nas principais casas de Salvador. Com menos de 1 ano no conhecimento do público, a banda participará de um bloco sertanejo com outros artistas do mesmo gênero, Michel Teló e João Bosco & Vinicius. Vamos aguardar o carnaval!

Sábado de carnaval apertado, 2 bandas... 2 blocos. Vai ter gente chorando, dando uma fugidinha, sendo sacaninha... Já foi dada a largada, corra... escolha o seu. O sertanejo está mesmo na parada e ninguém tira. Arrematou milhões de corações... 'tchê, tchê, tchê, paixão'.

Um comentário: